ÜBER EINIGE SCHWIERIGKEITEN, DIE ANTIKE MORALPHILOSOPHIE ZU VERSTEHEN

V. 16, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Christoph Horn

Resumo:

Sabe-se que os autores antigos queriam saber a resposta à pergunta segundo a vida Sabe-se que os autores antigos queriam saber a resposta à pergunta segundo a vida boa. Eles queriam saber a razão/motivo de condução da vida humana para o bom resultado ou para o fracasso e, assim, conduzir a práxis individual. De outro modo, mostra-se a filosofia moral moderna que prioriza o interesse nos princípios e nos problemas de fundamentação moral, nos casos de conflitos políticos relevantes e nos campos de aplicação social precários. O acento da filosofia moral antiga está centrado no agente  (agentcentered), enquanto na filosofia moral moderna, no ato (act-centered). Central para os antigos era a qualidade moral da pessoa agente, central para os modernos é a pergunta acerca do valor moral das ações de acordo com sua ligação e fundamentos para isso. boa. Eles queriam saber a razão/motivo de condução da vida humana para o bom resultado ou para o fracasso e, assim, conduzir a práxis individual. De outro modo, mostra-se a filosofia moral moderna que prioriza o interesse nos princípios e nos problemas de fundamentação moral, nos casos de conflitos políticos relevantes e nos campos de aplicação social precários. O acento da filosofia moral antiga está centrado no agente (agentcentered), enquanto na filosofia moral moderna, no ato (act-centered). Central para os antigos era a qualidade moral da pessoa agente, central para os modernos é a pergunta acerca do valor moral das ações de acordo com sua ligação e fundamentos para isso.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/882

Conjectura: filosofia e educação

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