EL NOSOTROS ÉTICO-HISTÓRICO: HACIA UNA ÉTICA EN PERSPECTIVA LATINOAMERICANA

V. 16, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Juan Carlos Scannone

Resumo:

Supondo que a experiência do nós ético-histórico, da comunidade, do povo forma parte da idiossincrasia cultural de nossa América, procura situar uma ética inculturada a partir da perspectiva latino-americana. Trata do próprio conceito do nós ético-histórico e de sua eticidade, sem pretender sequer esboçar uma ética a partir desta abordagem. Em primeiro lugar, aborda a compreensão do “nós” (1) e, a seguir, a racionalidade ética que corresponde a tal compreensão (2). Só então, e partir dali, será possível começar a refletir sobre os distintos conteúdos de uma ética do nós.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/885

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co