MUDANÇA CONCEITUAL EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES

V. 16, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Adriane Teresinha Sartoti

Resumo:

Este artigo analisa textos produzidos por participantes das Oficinas
Interdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193

Conjectura: filosofia e educação

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