REPENSANDO A ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

V. 16, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Joceli Maria Silva

Resumo:

Este artigo apresenta um projeto de formação continuada, intitulado
“Ações de linguagem: uma proposta de integração teórico-prática para o
ensino de Língua Portuguesa no Município de João Pessoa-PB”, para ajudar os professores de Ensino Fundamental. O trabalho focalizou, em diversos gêneros textuais, algumas estratégias de leitura, produção escrita e análise linguística que favorecessem as práticas metodológicas realizadas em sala de aula. Nós nos se portamos aos estudos de Bakhtin (2000 [1979]) e de Schneuwly e Dolz (2004), concentrando nossa atenção sobre a análise gramatical, a partir de sequências didáticas, em uma sistemática que, para se afastar de uma perspectiva tradicional, privilegiou diferentes estruturas morfossintáticas passíveis de (re)classificação, conforme sua função no discurso. A princípio, percebemos que os professores ainda resistem à aplicação de uma metodologia prática e efetiva, ainda que propensos à mudança em sua visão sobre uma nova perspectiva de estudos gramaticais.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1200

Conjectura: filosofia e educação

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