JOHN DEWEY E ALDOUS HUXLEY: O ADMIRÁVEL E O IMPENSÁVEL NA FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTALIDADE

V. 16, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: José Cláudio Matos

Resumo:

Este trabalho discute a formação da mentalidade individual, por meio de uma reflexão comparativa entre Democracia e educação, de John Dewey, e Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. O texto literário permite um diálogo e uma leitura em face do texto filosófico, que o caracteriza como campo para a realização de um experimento de pensamento. Esse experimento é a discussão do valor atribuído por Dewey ao crescimento individual e ao social, em contraposição ao valor encontrado na narrativa de Huxley, da estabilidade. Confrontando as leituras dessas duas obras, se pode compreender mais profundamente e, em uma perspectiva diferenciada, a relevância das condições do crescimento na formação plena da mentalidade individual

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1263

Conjectura: filosofia e educação

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