ÁLBUNS E ESCRITA INFANTIL: ESCRITA EPISTOLAR DOS ALUNOS DO CURSO PRIMÁRIO DO COLÉGIO FARROUPILHA (PORTO ALEGRE/RS –1948-1966)*

V. 17, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Maria Helena Câmara Bastos

Resumo:

O estudo analisa os álbuns confeccionados pelas professoras do
primeiro ano primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS), de 1948 a 1966, com fotografias das turmas e as cartinhas de cada aluno, acompanhadas de fotografia individual. Os alunos entregavam o álbum à diretora da escola na "Festa do Livro", evento realizado anualmente, no mês de outubro, para marcar a passagem à nova cartilha a ser utilizada: Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. O colégio adotava, no início da alfabetização, a Cartilha de Vivi e Vavá (1938), de Célia Rabello. Em setembro, os alunos chegavam ao fim dessa cartilha, sabendo ler, escrever e contar. Para comemorar o processo de alfabetização, a cartilha apresentava como último texto de leitura "Festa do Livro", mote para a realização de evento similar na escola, que também comemorava a entrada da primavera. Os álbuns e, especialmente, as cartinhas, são um expressivo corpus documental do cotidiano da escola e das  práticas educativas realizadas ao longo do primeiro ano, quando se efetivava o processo de alfabetização,expressando toda uma rede paralela de significações. O estudo detém-se no exame da materialidade desse acervo, assim como  analisa a prática de escritas escolares infantis, objetivando perceber os mecanismos continuidade e descontinuidade presentes no trabalho pedagógico.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co