AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA // VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS AND CONTINUOUS TEACHERS TRAINING IN DISTANCE MODALITY

V. 18, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Miguel Alfredo Orth, Fabiane Sarmento Oliveira Fuet, Janete Otte, Marcus Freitas Neves

Resumo:

Com este artigo, problematizou-se o potencial da formaçãocontinuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Paraisso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação com base na abordagem metodológica qualitativa através daobservação participante, na qual se percebeu que a integração da hipermídia potencializa o diálogo-problematizador, a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nos professores-cursistas. Dessa forma, observou-se que a navegação em uma hipermídia educacional respeita o ritmo e as maneiras de aprendizagem de cada sujeito, uma vez que possibilita que os temas a serem estudados sejam acessados de forma não-linear, ou seja, de acordo com o interesse de cada aprendente e por meio de diferentes mídias. Isso viabilizou aos cursistas fazerem diversas associações entre diferentes conteúdos inter-relacionados, proporcionando assim uma ampliação da visão sobre os assuntos educacionais abordados na disciplina e, posteriormente, poderem aplicar esse conhecimento em novas situações de ensinoaprendizagem.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2037

Conjectura: filosofia e educação

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