IDENTIDADES NERD/GEEK NA WEB: UM ESTUDO SOBRE PEDAGOGIAS CULTURAIS E CULTURAS JUVENIS // NERD/GEEK IDENTITIES ON THE WEB: A STUDY ON CULTURAL PEDAGOGIES AND YOUTH CULTURE

V. 18, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Angela Dillmann Nunes Bicca, Ana Paula de Araújo Cunha, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Max de Lima Jahnke

Resumo:

Neste texto analisamos blogs da Internet como espaços educativos nos quais se produzem/constroem as identidades juvenis de indivíduos que buscam se inserir no grupo cultural conhecido como nerd/geek. Inseridos nos Estudos Culturais, na sua vertente pós-moderna e pós-estruturalista, valemo-nos da noção de Representação Cultural para analisar como as identidades são constituídas com a escrita/leitura de blogs disponibilizados na web. Destacamos que a forma como se dá o agrupamento dos jovens que escrevem/leem os blogs é efêmera e espontânea, baseada no prazer de estarjunto, no consumo de alguns itens e no estabelecimento de alguns laços afetivos momentâneos. Tal compartilhamento tem semelhança com outras “tribos” urbanas deste início de século XXI. Destacamos, também, que não estamos associando a juventude a uma faixa etária particular, mas, isto sim, a um estilo de vida fortemente ligado ao lazer e ao consumo. Os blogs analisados, ao colocarem em circulação representações de identidades nerd/geek, contribuem para a produção discursiva dessas mesmas identidades emfunção dos modos como os/as integrantes desse grupo partilham formas de apropriar-se de saberes diversos, de utilizar equipamentos tecnológicos, de consumir produtos comerciais e textos midiáticos.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2040

Conjectura: filosofia e educação

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