JOGOS ELETRÔNICOS E ASPECTOS MORAIS: A BORDA ENTRE O VIRTUAL E O ATUAL // ELECTRONIC GAMES AND MORAL ASPECTS: THE BORDER BETWEEN VIRTUAL AND ACTUAL

V. 18, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Daniela Karine Ramos

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos relacionados à virtualização e à liberdade presentes nos jogos eletrônicos que se configuram como novos espaços de vivências, interação e subjetivação. Para tanto, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadoresestabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que os jogos eletrônicos como espaços virtuais permitem lidar com a noção de tempode forma diferenciada, aumentam o grau de liberdade e flexibilizam aspectos morais, trazendo à tona a noção de ciberética.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2041

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co