NO CENÁRIO DA PÓS-MODERNIDADE: A REITERADA EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA // POST-MODERN SETTING: THE REPEATED DEMAND FOR QUALITY IN CONTEMPORARY EDUCATION

V. 18, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes

Resumo:

O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizadospelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões objetivos de conhecimento e organização em que se baseava o mundo, foram desacreditados frente a um cenário pós-moderno. Neste contexto, são discutidas as necessidades de escolhas, de suturar os opostos, de práticas de ruptura e de alternativas existenciais para impasses contemporâneos.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2043

Conjectura: filosofia e educação

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