"DAR-FORMA" ALL'UMANO: DIMENSIONE ANTROPOLOGICA, ETICA ED EDUCATIVA DELLA BILDUNG IN EDITH STEIN // "SHAPING" THE HUMAN: ANTHROPOLOGICAL, ETHICAL AND EDUCATIONAL BILDUNG IN EDITH STEIN

V. 18, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Calogero Caltagirone

Resumo:

Il presente lavoro intende cogliere l’originalità e la fecondità della prospettiva di Edith Stein sul fondamento antropologico ed etico dell’educativo. Mediante l’analisi del radicamento antropologico della dimensione formativa, che si fonda sulla la struttura antropologica della persona umana, si pone l’obiettivo di offrire i fondamenti antropologici ed etici alla relazione educativa, concentrandosi sul senso dell’educazione intesa come formazione  (Bildung) integrale dell’uomo.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2197

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co