A QUESTÃO DE PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DA ATITUDE FENOMENOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO // THE RESEARCH ISSUE ACCORDING TO THE PERSPECTIVE OF PHENOMENOLOGICAL INVESTIGATION ATTITUDE

V. 18, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Tiago Emanuel Klüber

Resumo:

No âmbito da pesquisa em educação aparecem e convivem diversas abordagens de pesquisa que orientam as investigações. Dentre elas há a pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Essa afirmação podeser estendida à pesquisa em Educação Matemática. Assim, no intuito de contribuir para a reflexão sobre pesquisa nesses âmbitos, buscamos, com este texto, explicitar uma compreensão sobre o modo de se constituir a questão depesquisa em uma atitude de investigação fenomenológica, contextualizada na região de inquérito da Educação Matemática. O processo exposto esclarece o movimento articulador que exige rigor e clareza por parte do pesquisador.Enfim, deixamos, com este texto, pistas do movimento que o pesquisador efetua ao buscar esclarecer a pergunta/questão estabelecida, tornando-a mais clara e lançando luzes sobre a investigação em sua totalidade. Expõe, ainda, uma compreensão dos aspectos epistemológicos e ontológicos acerca desse assunto.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1949

Conjectura: filosofia e educação

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