REFLEXÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL // REFLECTIONS ON GRADUATE EDUCATION IN RIO GRANDE DO SUL

A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Clóvis Renan Jacques Guterres

Resumo:

Este trabalho analisa o surgimento da Pós-Graduação stricto sensu no Rio Grande do Sul a partir de material bibliográfico e documental. O foco da análise centra-se, inicialmente, no primeiro Curso de Mestrado em Educação criado em 1970, na UFSM resultante de um Convênio com a Organização dos Estados Americanos – OEA. A análise abrange o período do Convênio 1970/1977 e o período pós-convênio de 1977 aos dias atuais. Num segundo momento é analisada a expansão da pós-graduação em educação no Rio Grande do Sul tanto nas universidades públicas como privadas, deflagrada pela criação dos Cursos de Mestrado da UFRGS e da PUC de Porto Alegre em 1972.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2098

Palavras-Chave: pós-graduação, educação, ensino superior, uni

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co