PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: O SENTIDO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO // RESEARCH AND POST-GRADUATION IN EDUCATION: THE POLITICAL AND PEDAGOGICAL MEANING OF THE TRAINING

A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Maria Isabel da Cunha

Resumo:

A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704

Conjectura: filosofia e educação

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