CONCEPÇÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO NAS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM // CONCEPTIONS ABOUT THE ROLE OF THE SCHOOL AND KNOWLEDGE IN CYCLES OF LEARNING PROJECTS

A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA • Conjectura: filosofia e educação

Autor: ilvana Stremel, Jefferson Mainardes

Resumo:

Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os objetivos, bem como os princípios e fundamentos das políticas; b) a explicitação da concepção sobre o papel da escola e do conhecimento é um aspecto essencial, pois poderá balizar as definições relacionadas ao currículo, avaliação, metodologia, formação continuada de professores, etc; c) a explicitação de tais aspectos emerge como altamente necessária para a escola atual (em séries e em ciclos), uma vez que as avaliações em larga escala e diversas pesquisas evidenciam que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental apresenta domínio insatisfatório dos conhecimentos básicos; e d) a explicitação do papel da escola e do conhecimento é fundamental pois o contexto educacional atual caracteriza-se pela dispersão do conhecimento escolar, diante de materiais didáticos e orientações metodológicas de projetos diversos, os quais nem sempre estão fundamentados em concepções convergentes sobre o papel da escola e do conhecimento.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130

Conjectura: filosofia e educação

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