AS AULAS DE CIÊNCIAS: CONVOCANDO PARA AS IDENTIDADES CIENTÍFICAS // SCIENCE CLASSES: CALLING UP FOR SCIENTIFIC IDENTITIES

A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Moisés Alves de Oliveira, Aline de Moura Mattos

Resumo:

Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122

Conjectura: filosofia e educação

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