O NIILISMO NIETZSCHIANO COMO MAIS UMA REFERÊNCIA ANALÍTICA PARA A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO MAL-ESTAR DOCENTE // THE NIETZSCHEAN NIHILISM AS AN ADDITIONAL ANALYTICAL REFERENCE FOR UNDERSTANDING THE PHENOMENON OF TEACHER MALAISE

V. 19, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Sérgio Pereira da Silva, Yara Magalhães dos Santos

Resumo:

O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação educativa, mais precisamente o valor da educação, do conhecimento, da ciência, da cultura elaborada, da autoridade docente, da didática etc. Em outras palavras, a originalidade desse texto é, sobretudo, situar o mal-estar docente, em um espaço e tempo de derrocada de valores culturais, dentre outros, e o apresentar como resultado de um mal-estar maior compartilhado pela cultura ocidental em parte do século XX até os dias atuais. Espera-se que os debates presentes no texto possam ampliar as perspectivas para a compreensão do mal-estar entre os professores.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1852

Conjectura: filosofia e educação

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