RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO PODCAST COM AS HIERARQUIAS EXPRESSIVAS ONLINE // EDUCATIONAL RELATIONS OF BRAZILIAN PODCAST WITH EXPRESSIVE HIERARCHIES ONLINE

V. 19, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Eugênio Paccelli Aguiar Freire

Resumo:

Dominique Wolton sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico nos quais os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas on-line no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação”, busca investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional on-line do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho irá analisar a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e micro-blogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas on-line, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente àqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicos.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366

Conjectura: filosofia e educação

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