ECOS DA ESCOLA BÁSICA: ESTRATÉGIAS DE DISCIPLINAMENTO E CONTROLE // ECHOES OF BASIC SCHOOL: DISCIPLINE AND CONTROL STRATEGIES

V. 19, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Ieda Maria Giongo, Angélica Vier Munhoz, Fabiane Olegário

Resumo:

O presente trabalho expressa alguns resultados de uma investigação que tem por objetivo central compreender como a escola vem construindo suas relações de poder-saber e materialidades nestes novos tempos. Tendo como aportes teóricos aproximações com os estudos pós-estruturalistas, o material de pesquisa está composto por entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas com seis docentes atuantes na Educação Básica, quatro lotados na rede pública e dois na particular de ensino. A análise do material de pesquisa, tomando como base os estudos foucaultianos de discurso, evidenciou a presença, simultânea, de estratégias de disciplinamento e de controle postos em ação nas práticas pedagógicas dos docentes entrevistados. Nesse cenário, a Matemática ocupa lugar de destaque no currículo escolar.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2378

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co