ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO PARA JUVENTUDE NO CONTEXTO BRASILEIRO // INTERNATIONAL ORIENTATIONS IN EDUCATIONAL POLICIES AND WORK FOR YOUTH INTO BRAZILIAN CONTEXT

V. 19, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Jaqueline Puquevis de Souza, Adair Angelo Dalarosa

Resumo:

Este artigo é um recorte de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como objetivo articular as propostas de políticas públicas de educação e trabalho para juventude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método do materialismo histórico dialético.  Para fundamentarmos nossa proposta, dividimos este texto em quatro momentos. Inicialmente analisamos a construção histórica do conceito de juventude e sua representação no contexto social; posteriormente, foram levantados dados estatísticos das condições sociais, emprego, renda e escolarização em que estes jovens se encontram. Seguimos, discorrendo sobre o perfil pretendido do jovem trabalhador, nas matrizes do capitalismo,  atrelados aos propósitos da educação  e finalizamos com discussões pertinentes as políticas educacionais para juventude e suas determinações por meio dos organismos multilaterais . A maioria das políticas de educação e trabalho possui caráter neoliberal, adotando um enfoque estratégico de ações para juventude pobre e vulnerável em favor de desenvolvimento econômico. 

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2486

Conjectura: filosofia e educação

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