O PARADIGMA DA SUSTENTABILIDADE: O QUE PENSAM PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS? // THE SUSTAINABILITY PARADIGM: WHAT DO RESEARCHERS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION THINK ABOUT SUSTAINABLE SOCIETIES?

V. 19, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Elisabeth Brandão Schmidt, Caroline Rodrigues da Matta

Resumo:

Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co