O LUGAR DA IGNORÂNCIA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA // THE PLACE OF IGNORANCE IN THE PEDAGOGICAL RELATIONSHIP

V. 19, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Wilson Francisco Correia

Resumo:

O tema deste trabalho é a "ignorância" na relação pedagógica. Tem por objetivo participar do debate relativo às relações vividas em sala de aula por professor e aluno. Emprega as técnicas da pesquisa filosófica, conceitual e bibliográfica. É desenvolvido mediante a exposição de material compreensivo extraído, principalmente de Sócrates, Platão e Nietzsche. Testa os modos de do ensinante pelo discente em situações reais em que o patrimônio epistêmico ignorado ou conhecido torna-se o elo entre mestre e discípulo. Defende que o lugar da ignorância na relação pedagógica é aquele em que a ausência de conhecimento é o estado que legitima o ato educativo, passível de ser qualificado pela igualdade das inteligências.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1375

Conjectura: filosofia e educação

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