TRABALHO COLABORATIVO: UM CONCEITO POLISSÊMICO // COLLABORATIVE WORK: A POLYSEMIC CONCEPT

V. 19, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Carmem Lúcia Lascano Pinto, Carlinda Leite

Resumo:

O Trabalho colaborativo é apontado como um suporte aos desafios existentes no campo educacional, ocupando lugar central em inúmeras políticas educativas. Entretanto, a complexidade do conceito nem sempre é apreendida pelos envolvidos nestes processos. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa com o objetivo de dentificar os sentidos da concepção de Trabalho Colaborativo, e a relação que lhe é atribuída com a aprendizagem. Para isso, recorre a opiniões de diretora e professoras de uma escola de educação básica, e professores do ensino superior envolvidos desde o final dos anos 90 na concretização de políticas que valorizam este modo de trabalho docente. Essas opiniões revelaram que o Trabalho Colaborativo é um conceito polissêmico, atravessado pelo discurso do senso comum, pelo discurso  político e pelo discurso acadêmico, e resignificado no modo como é concretizado. Na relação com a aprendizagem foi identificada uma divergência de concepções entre os participantes do estudo. Constatou-se ainda que a redução de processos colaborativos é influenciada pela intensificação do trabalho docente e pelos formatos e processos instituídos pelas políticas educativas.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2371

Palavras-Chave: Trabalho Colaborativo, Educação Básica,Trabal

Conjectura: filosofia e educação

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