AUTONOMIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E TENSÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA // AUTONOMY AND EDUCATION: REFLECTIONS AND TENSIONS IN WAYS FOR HUMAN TRAINING

V. 20, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Rafael Bianchi Silva

Resumo:

O objetivo deste trabalho é debater a questão da autonomia e sua relação com a formação humana a partir de dois momentos: primeiro, com o conceito de homem proposto pelas filosofias grega e iluminista e, segundo, os valores difundidos na sociedade contemporânea. Observa-se que mesmo em diferentes momentos históricos, há forte presença do ideal de autonomia e liberdade presente nos projetos educativos. Assim, ao discorrer sobre nosso momento atual e o modo de vida nele difundido, o trabalho analisa os possíveis lugares da escola nesse novo contexto. Inicialmente, é pontuado que o projeto moderno de formação humana concebe o sujeito enquanto dotado de racionalidade a qual precisa ser desenvolvida, o que confere à escola papel social. Dessa forma, a instituição escolar desenvolveu uma série de dispositivos disciplinares voltados ao ordenamento que, ao ter como objetivo final a autonomia, paradoxalmente, acabava por cerceá-la. Tal elemento ganha novos contornos na sociedade atual que defende a presença da liberdade humana, dessa vez, direcionada às práticas de consumo. A cultura humana configura-se como eminentemente individualista, ou seja, voltada para a satisfação imediata a partir da obtenção de determinados tipos de objeto e/ou experiências. Em tal contexto, a educação escolar também vira objeto a ser consumido ganhando características como a descartabilidade. Ao analisar o impacto no contexto escolar, pontua-se a passagem da instituição enquanto instância de controle e disciplina para proposição de lugar da diferença, no qual não é possível pensar em um único modelo formativo, mas sim, o respeito a cada um em sua singularidade. Por fim, indica-se uma mudança de foco para a educação escolar que não pode ser entendida apenas como centralizada na dimensão epistêmica, mas também, na formação ética dos sujeitos que dela fazem parte.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2929

Palavras-Chave: formação humana, Autonomia, Modernidade, Cont

Conjectura: filosofia e educação

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