FONDAMENTO ETICO DELL’EDUCARE IN ROMANO GUARDINI // ETHICAL BASIS OF EDUCATING IN ROMANO GUARDINI

V. 20, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Calogero Caltagirone

Resumo:

O âmbito ético constitui, para Romano Guardini, um dos elementos que especificam o evento educativo. Olhar para a educação, segundo Guardini, significa captar as potencialidades e as tarefas confiadas a tal âmbito de experiência em toda a sua profundidade e riqueza. A formação (Bildung), deste modo, não pode prescindir de realizar a plena humanização do humano que é dada pela perspectiva ética. Por meio da análise dos atos fundamentais da vida ética, o presente estudo busca evidenciar que realizar a própria humanidade é uma tarefa educativa, a qual tem o seu fundamento na dimensão ética, compreendendo o princípio de humanização do homem.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3309

Palavras-Chave: Homem, Ética,Educação, Ação,Formação

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co