IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DE PESQUISA CONTEMPORÂNEA EM CIÊNCIAS HUMANAS ANALISADAS À LUZ DA ÉTICA CIENTÍFICA // IMPLICATIONS OF PRACTICE OF CONTEMPORARY RESEARCH IN HUMANITIES EXAMINED IN THE LIGHT OF ETHICS

V. 20, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Olzeni Costa Ribeiro, Luiz Síveres

Resumo:

A reflexão que se desenvolve, aqui, reporta-se ao contexto de um período caracterizado por questionamentos profundos, no que tange à tensão entre as diferentes concepções de ciência, verdade, método, ética científica. O eixo da discussão incide sobre o lugar da ética neste século, exercendo o papel de problematizadora de uma vinculação fetichista a determinada visão acerca da verdade, visão esta que tem mantido as Ciências Humanas refém de um olhar cético em relação à legitimidade do conhecimento que produz. O objetivo principal, aqui, é provocar um debate que instigue a uma visão que venha a transcender a oposição excludente entre Ciências Humanas e Naturais, cuja polêmica se assenta na tensão entre os conceitos de verdade e verdade científica. Neste sentido, consideram-se como resultados da discussão, a proposta de que o problema fundamental na pesquisa científica, atualmente, consiste em assumir o desafio de ressignificar a visão sobre a fonte do conhecimento e, em consequência, os meios de deliberar sobre o que distingue verdade de verdade científica. Embora não seja uma questão nova, pois segue peregrina desde a sua origem, precisa ser conjecturada sob a emergência de uma nova mentalidade. Desta vez, desestabilizando-se da visão de que a verdade científica estaria ou no sujeito ou no objeto, e sendo a fonte do conhecimento um lugar de onde fala um sujeito que conhece e um objeto que é conhecido, em posição de equidade epistemológica, a verdade poderia estar na relação entre eles e, em consequência, no princípio da complementaridade entre as ciências.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2752

Palavras-Chave: Ética,Verdade,Método, Ciências Humanas

Conjectura: filosofia e educação

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