ANÁLISE DOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS VIRTUAIS COMO MEDIADORES ENTRE SUJEITOS E O CONHECIMENTO // ANALYSIS OF VIRTUAL MUSEUMS AND CULTURAL CENTERS AS MEDIATORS BETWEEN SUBJECTS AND KNOWLEDGE

V. 20, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Daniel Mill, Jorge Luiz Pierobon

Resumo:

 Esse trabalho analisa os museus e centros culturais virtuais (MCCV) em suas funções de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da caracterização dos MCCV como forma objetiva da relação sujeito-conhecimento, foram escolhidas oito experiências de MCCV para avaliação técnica e pedagógica. Com base na literatura avaliação de softwares e ambientes computacionais, criou-se uma matriz taxonômica para a análise de cada MCCV. Como resultados, o estudo indicou que há experiências de museus e centros culturais muito bem elaboradas e com bom potencial de apoio à construção do conhecimento por seus usuários. Todavia, observou-se que essas experiências ainda carecem de melhorias para melhor atendimento aos usuários, particularmente aqueles portadores de alguma deficiência. Na sociedade atual, marcada pelo uso intensivo das tecnologias digitais e da escrita (Sociedade Grafocêntrica Digital), os MCCV apresentam-se como ambientes essenciais para experiências ciberculturais.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192

Palavras-Chave: Museus Virtuais,Centros Culturais Virtuais,Me

Conjectura: filosofia e educação

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