EDUCAÇÃO À PAZ E EM DIREITOS HUMANOS // EDUCATION FOR PEACE AND HUMAN RIGHTS

V. 20 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Everaldo Cescon, Nilda Stecanela

Resumo:

Educação em Direitos Humanos (EDH), como educação em valores e princípios éticos, é algo impostergável, especialmente na sociedade globalizada do século XXI. Mas não há como tratar de EDH senão a partir do contexto local. Assim, no texto, propomo-nos a: (1) apresentar alguns antecedentes relativos à EDH na América Latina, mostrando claramente que esta é uma contribuição social que teve um desenvolvimento e apresentou certas tensões e obstáculos; (2) refletir sobre o sentido e a significação da EDH; e, complementarmente, (3) fazer referência aos objetivos perseguidos pela EDH, entre os quais se identificará preferencialmente a formação do sujeito de direitos, trazendo à discussão elementos de ordem empírica observados no cotidiano das instituições educativas. O argumento que fundamenta a relação entre educação à paz e em direitos humanos centra-se na ideia do respeito à diferença e à diversidade como parte da experiência humana vivenciada em processos educativos escolares e não escolares. O recorte analítico do texto, sem desconsiderar a dimensão não formal e informal da educação, volta a reflexão ao papel da escola e a formação inicial e continuada dos professores como protagonistas essenciais para o conhecimento e respeito dos Direitos Humanos visando contribuir para a conquista da paz.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3652

Palavras-Chave: Educação,Paz,Direitos Humanos,Educação Escola

Conjectura: filosofia e educação

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