O ENSINO MISTO COMO PRÁTICA ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, BENTO GONÇALVES/RS (1956 – 1972) // THE BLENDED LEARNING AS A SCHOOL PRACTICE IN THE FIRST YEARS OF THE COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

V. 20, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Julia Poletto, Lúcio Kreutz

Resumo:

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no Município de Bento Gonçalves/RS, uma instituição educativa particular e católica. Como recorte temporal, contempla o período de 1956, data da criação do colégio, até 1972, ano em que a instituição apresentou interessantes mudanças em seu processo educativo, em virtude dos reflexos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 5.692/1971. Esta investigação apresenta uma análise sobre a prática do ensino misto (também conhecida como coeducação) presente na cultura escolar, a qual foi vivenciada pelos sujeitos no interior da escola e representada pelos seus modos de ser, de estar, de agir e de se relacionar em determinados tempo e espaço. Como metodologia, utilizamos fotografias e a História Oral, tendo como sujeitos da investigação os seguintes entrevistados: dois ex-alunos, uma ex-professora e dois moradores do Bairro Cidade Alta, região em que o colégio se constituiu dentro do município. Pelas análises produzidas a partir das fontes investigadas, concluímos que, embora o discurso para a comunidade estivesse voltado para uma educação compartilhada entre meninos e meninas, essa prática apresentou algumas divergências no interior da escola, como a própria separação dos gêneros em atividades do cotidiano escolar. As estratégias identificadas no espaço escolar, para unir ou separar meninos e meninas, apontam para uma reflexão em torno da prática do ensino misto no colégio e promovem diferentes interpretações para os sujeitos que participaram do processo de constituição dessa instituição educativa, bem como vivenciaram esses primeiros anos do ensino misto nesse colégio.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3259

Palavras-Chave: Instituição educativa, Prática escolar, Cul

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co