A EPIFANIA DO EPÍTETO SAPIENS E SUAS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS: UM ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE A ÉTICA E A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL // LA EPIFANÍA DEL EPÍTETO SAPIENS Y SUS CONSECUENCIAS AMBIENTALES

V. 20, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Humberto Calloni, Filipi Vieira Amorim

Resumo:

A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais (econômicas, políticas e culturais) por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse processo é um antropocentrismo desastroso em relação às questões ambientais. O ensaio, eminentemente teórico, promove um diálogo, a múltiplas vozes, na tentativa de angariar fundamentos éticos e epistemológicos para a Educação Ambiental. Trata-se de um estudo de metodologia bibliográfica. Destarte, em nossa abordagem, a filosofia figura com seu papel de buscar permanentemente pelo sentido e significado da vida, dos fenômenos humanos e não humanos. Defenderemos a tese de que é necessário e emergente o reconhecimento da esfera noológica da humanidade, pois se continuarmos a negligenciá-la incorreremos no risco de mantermos sufocado o lado demens do ser humano. Amparados pelas contribuições do pensador francês Edgar Morin, buscamos fundamentos filosóficos para a Educação Ambiental por querermos afirmá-la como campo de saberes e conhecimentos que promovem a busca pelo sentido da vida e a compreensão sobre a condição humana nacontemporaneidade. A ciência moderna promoveu a matematização e o desencantamento do mundo, fazendo com que o epíteto sapiens de nossa nomenclatura taxonômica ganhasse a companhia do epíteto degradandis. Para que seja possível a revitalização dos sentidos sobre a existência humana, é necessário que o epíteto sapiens seja acompanhado, metaforicamente, da desinência demens.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3392

Palavras-Chave: Educação Ambiental,Ética, Epistemologia, Filo

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co