TEMPORALIDADES NA VIDA DE PROFESSORAS // TEMPORALITIES IN THE LIFE OF TEACHING

V. 20, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Luciana P. Marques, Karla Aparecida Gabriel, Alan Willian de Jesus

Resumo:

Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, têm sido direcionados à compreensão das diferenças, tanto no que se referem aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam a atualidade de outra forma de homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para a educação. Uma das linhas de pesquisa do Núcleo – Cotidiano Escolar e Diversidade – tem como pano de fundo o deslocamento do dado do universal da modernidade para o do múltiplo da atualidade, através da análise das categorias conhecimento, tempo, espaço e sujeito. Particularmente no Grupo Tempos, focamos nossos estudos/pesquisas na temática tempo. Neste texto, apresentamos um recorte do projeto Temporalidades no/do cotidiano escolar, em que é narrada uma roda de conversa ocorrida em 21 de março de 2013 com as professoras de uma escola municipal acerca das narrativas da linha do tempo da vida de cada uma registradas nos Cadernos de narrativas. No desenvolvimento, explicitamos o lugar da pesquisa em nossos estudos, o uso da pesquisa no/do/com o cotidiano como processo metodológico e a concepção de tempo complexo na perspectiva de Edgar Morin. Chegamos, assim, à narrativa da vida de professoras nessa roda de conversa e às conversações sobre as temporalidades em sua vida. A imobilidade da educação se pauta num saudosismo de um passado, e transformá-la implica reconstruí-la a partir do presente, considerando a complexidade dos acontecimentos.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2660

Palavras-Chave: Temporalidades, Professores,Complexidade

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co