SIGNIFICATIVIDAD Y MUNDO EN LOS ESCRITOS DEL JOVEN HEIDEGGER // SIGNIFICANCE AND WORLD IN THE WRITINGS OF THE YOUNG HEIDEGGER

V. 21, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Blanco Ignacio Ilari

Resumo:

Heidegger foi um dos pensadores mais influentes do século pasado. Muitas de suas contribuições conceituais têm sido aplicadas tanto às ciências humanas quanto às naturais. Dasein, ser-no-mundo, facticidade, sentido, cuidado, etc. são familiares a qualquer filósofo. Neste trabalho tento reconstruir duas das noções centrais do jovem Heidegger. Analiso parte do camino que leva o jovem Heidegger às noções nucleares da grande obra de 1927: “significatividade” e “mundo”. Meu interesse é duplo: em primeiro lugar buscar uma clarificação progressiva destes conceitos e, em segundo lugar, exibir (historicamente) a gênese de Ser e Tempo. Anima-me a ideia (já confirmada) de que o modo de tratamento destes conceitos nestes anos (1919-1925) ilumina grande parte do pensamento heideggeriano e, com ele, do século XX.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3851

Palavras-Chave: Heidegger,Significatividade,Mundo

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co