FILOSOFIA, ENSINO E EMANCIPAÇÃO // PHILOSOPHY, EDUCATION AND EMANCIPATION

V. 21, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Paulino Eidt, Celso Eidt

Resumo:

O texto apresenta elementos textuais dos escritos do jovem Marx, onde se encontra um núcleo conceitual que trata da problemática relação entre filosofia e mundo. Aspectos teóricos presentes já nos primeiros escritos do filósofo onde fica clara a exigência de promover a interação entre pensamento e realidade, ou seja, tratar da tradição filosófica sem descuidar do trato de temas e dilemas do contexto. Assim, o texto apresenta referências da posição filosófica pela qual Marx faz frente ao caráter especulativo da filosofia alemã, para propor, já na revisão da filosofia política de Hegel, que a crítica do céu se transforme em crítica da Terra. O que singulariza um pensamento dessa natureza é a capacidade emancipatória da filosofia. No lugar da mera contemplação, Marx propõe a possibilidade de realizar afilosofia no mundo

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3608

Palavras-Chave: Filosofia, Crítica, Ensino, Autonomia

Conjectura: filosofia e educação

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