VIRTUALIZAÇÃO E SOCIEDADE DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DAS MODIFICAÇÕES COGNITIVAS E IDENTITÁRIAS NOS SUJEITOS IMERSIVOS // VIRTUALIZATION AND DIGITAL SOCIETY: REFLECTIONS ON THE COGNITIVE AND IDENTITY CHANGES IN IMMERSIVE SUBJECTS

V. 21, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Martha Kaschny Borges, Sandro de Oliveira

Resumo:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as modificações cognitivas e identitárias nos/dos sujeitos da sociedade digital – denominados aqui de sujeitos imersivos, no sentido proposto por Lucia Santaella. Para tanto, considera-se a hipótese de que a compreensão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e virtualização exige, antecipadamente, o resgate do sentido de termos como virtual, real, realidade e atualidade. O marco teórico destaca principalmente os argumentos apresentados por Pierre Lévy e Giles Deleuze. Parte-se do questionamento da fronteira entre mente e corpo, entre real e virtual. Posteriormente, são identificadas algumas mudanças provocadas pela virtualização e seus efeitos nos espaços escolares. Os procedimentos metodológicos são demarcados pela abordagem qualitativa com amparo na pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a emergência de um novo sujeito de aprendizagem com processos cognitivos distintos e novas demandas sociais. Estas condições impõem um redimensionamento dos saberes e atitudes dos professores e dos especialistas em educação. Os apontamentos finais sugerem a necessidade de intensificação dos estudos acerca da virtualização da sociedade contemporânea a fim de compreender as características identitárias dos sujeitos imersivos.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3382

Palavras-Chave: Virtual e real, Virtualização, Ciberespaço e

Conjectura: filosofia e educação

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