O USO DE FONTES ORAIS NA PESQUISA EM LOMBA GRANDE/RS: ASPECTOS DAS ESCOLAS ISOLADAS (1940-1950) // THE ORAL SOURCES FOR USE IN RESEARCH IN LOMBA GRANDE/RS: ASPECTS OF ISOLATED SCHOOLS (1940-1950)

V. 21, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: José Edimar de Souza

Resumo:

Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de  Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise valeu-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatizou-se a discussão do uso da memória oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo de história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes como documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitiram conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior de Escola Isolada nesta localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior deste bairro.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021

Palavras-Chave: Metodologia de pesquisa, Escolas isoladas, Hi

Conjectura: filosofia e educação

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