A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA ENTRE A VULNERABILIDADE E A AUTOSSUFICIÊNCIA HUMANA // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.02

V. 21, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Angelo Vitório Cenci, Edison Alencar Casagranda

Resumo:

O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem viver humano.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089

Palavras-Chave: Vulnerabilidade, Autossuficiência., Condição

Conjectura: filosofia e educação

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