UMA INCURSÃO PELA TRÍADE CURRÍCULO, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.08

V. 21, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Meirecele Calíope Leitinho, Januário Rosendo Máximo Júnior

Resumo:

O presente artigo apresenta o estado da questão sobre a tríade Filosofia da Ciência, Currículo e Formação de Professores, sendo parte de uma pesquisa em andamento realizada no Programa de pós-graduação-Mestrado em Educação que tem como objetivo compreender a importância da Filosofia da Ciência no currículo dos cursos de licenciatura na área de Ciências Naturais. A construção do estado da questão possibilita o mapeamento das pesquisas referentes ao nosso objeto de estudo, bem como desvela o conhecimento sobre como se encontra o tema investigado no contexto atual das produções científicas. Foi realizado um levantamento de artigos nos periódicos com conceitos qualis de A1 a B2 no Portal da Capes, nas produções presentes no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos trabalhos publicados na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), no intuito de identificar artigos, teses e dissertações referente a nossa temática. Os dados coletados foram organizados e analisados considerando os objetivos, o referencial teórico e a metodologia dos trabalhos encontrados. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos trabalhos pertencem a região sul e sudeste, e que ainda são raras as pesquisas nesta área de estudo, principalmente no nordeste. Demonstraram também que às pesquisas tem como sujeitos professores, mas não professores-formadores e que as mesmas utilizam metodologias semelhantes com os mesmos instrumentos de coleta de dados, revelando-nos que o caminho escolhido para a realização do nosso estudo encontra-se afinado com aquilo que se tem pesquisado na área, mas também demonstrou o quanto esta pesquisa pode contribuir, pois lança um novo olhar sobre a temática, quando pensa sobre o professor formador e inova com o uso de uma metodologia ainda não utilizada nos trabalhos encontrados referentes a essa temática. Com isso o desenvolvimento da nossa pesquisa irá somar a produção de conhecimentos na área da filosofia da ciência articulada a formação docente, que ainda é pouco estudada, considerando o seu tempo de existência.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4383

Palavras-Chave: Currículo, Formação docente,Filosofia da ciên

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co