RECONHECIMENTO E AUTORREALIZAÇÃO: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE EM HEGEL

V. 22, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Thadeu Weber, Kassius Kirsten

Resumo:

O presente estudo tem por objetivo demonstrar uma via de interpretação na qual o conceito de Reconhecimento, como abordado por Axel Honneth a partir da obra hegeliana, é uma engrenagem fundamental no processo de determinação da Liberdade na obra de Hegel. Para isso, é necessário que se caminhe para além da fronteira erigida na tradição, a qual liga o conceito de Reconhecimento à dialética do senhor e do escravo na Fenomenologia. Dado que os trabalhos de Honneth se fundam nos escritos do jovem Hegel, anteriores a esta, é possível ir além de tais fronteiras. A conexão de Reconhecimento e Liberdade torna-se possível por meio da tentativa de reatualização da Filosofia do Direito (2010) honnethiana, a qual tem por objeto lançar as bases de uma teoria da justiça.  

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4747

Conjectura: filosofia e educação

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