A DUPLICIDADE NA EDUCAÇÃO DA ARETÉ EM "A REPÚBLICA" E EM "PROTÁGORAS" DE PLATÃO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.06

V. 22, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Marcelo Barreira

Resumo:

O artigo compara duas propostas de educação da areté nos textos de Platão: o “mito de Prometeu” no Protágoras (320 C-328 B) e o “mito da caverna” no Livro VII de A República. Isso se deve à ambiguidade do termo areté, que pode ser virtude moral ou competência. Esse debate se traduziu, acompanhando a terminologia de Francis Wolff, numa abordagem complementar da “verdade jurídica” defendida pelo personagem de Protágoras em contexto democrático, com a “competência técnica” do personagem Sócrates, na segunda perspectiva. Debate que acarreta, até hoje, respectivos desdobramentos pedagógicos.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4623

Palavras-Chave: Platão,Areté, Democracia,Competência,Educação

Conjectura: filosofia e educação

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