AS CRIANÇAS PARTICIPAM DE CORPO INTEIRO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.7

V. 23, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Kátia Agostinho

Resumo:

As crianças participam de corpo inteiro nos seus mundos de vida, visibilizando a natureza incorporada da ação humana. A partir de uma pesquisa etnográfica com crianças de 3 a 6 anos, em nível de Doutorado, sua empiria e bases teóricas (FERREIRA, 2009, 2013, FINGERSON, 2009, GIL, 1997, LE BRETON, 2009), vimos que o corpo das crianças está na base de toda sua experiência social, mediador das relações, das práticas, dos discursos, das apropriações do Outro e do mundo. Tal ideia precisa ser considerada nas práticas pedagógicas, para que vençamos os fortes mecanismos de controle e dominação que instituem e orientam um ordenamento social normativo do modelo ideal de corpo disciplinado e obediente, que marginaliza e exclui o corpo da criança ávido por descobrir e descobrir-se na sua relação novidável e embrionária com o mundo. As crianças como atores sociais de corpo inteiro têm na sua ação incorporadauma de suas formas de participar dos contextos coletivos de educação pela qual expressam seus pontos de vista.

 

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4384

Palavras-Chave: Corpo,Criança, Educação Infantiil, Direitos,

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co