RELIGIÃO, ÉTICA E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DO QUILOMBO DO MEL DA PEDREIRA NO AMAPÁ // DOI: 10.18226/21784612.V23.ESPECIAL.4

V. 23 (2018) • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Elivaldo Serrão Custódio, Célia Souza da Costa

Resumo:

 O presente artigo objetiva discutir sobre religião, ética e educação: experiências e vivências do quilombo do Mel da Pedreira, localizado no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas a religiosidade protestante nessa localidade tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste estudo são abordadas questões voltadas para os discursos religiosos, a ressignificação de práticas culturais, a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003 no currículo escolar, entre outros aspectos que envolvem a cultura local, a religiosidade e a identidade negra. Trata-se de um estudo etnográfico de abordagem qualitativa que utilizou da pesquisa bibliográfica, da análise documental, da observação in loco, e da entrevista semiestruturada como forma de investigação. Os resultados da pesquisa revelam que as mudanças nesse quilombo não aconteceram somente por influência de fatores religiosos, mas, sobretudo, por reflexões sociais e interculturais da comunidade como espaço coletivo. Sobre a implementação das políticas de educação escolar quilombola no Amapá, estas estão caminhando em passos muito lentos, pois são normalmente ações pontuais e fragmentadas, sem articulação com a realidade regional. No que diz respeito ao currículo escolar, observa-se na escola local, ausência de um currículo construído a partir de valores e interesses da comunidade, da mesma forma, ausência de projetos pedagógicos articulados sobre os conteúdos previstos pela Lei n° 10.639/2003, bem como uma educação escolar quilombola de qualidade. É urgente o desenvolvimento de uma educação diferenciada, de qualidade, bem como a valorização e permanência de professores quilombolas e implementação de práticas pedagógicas e de cursos de formação continuada para atender à necessidade local.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6401

Palavras-Chave: Religião,ÉTICA, Educação, Quilombo, Amapá

Conjectura: filosofia e educação

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