O HOMEM COMO SER-NO-MUNDO: REPERCUSSÕES PEDAGÓGICAS DA ANALÍTICA EXISTENCIAL DE SER E TEMPO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N3.1

V. 23, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Wanderley Jose Ferreira Jr.

Resumo:

O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí (Dasein) cuja constituição fundamental é ser-nomundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5907

Palavras-Chave: Filosofia, Fenomenologia,Hermenêutica,Educaçã

Conjectura: filosofia e educação

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