PRESCRIÇÕES PARA NORMALISTAS CONTIDAS NO LIVRO DIDÁTICO FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO DE AMARAL FONTOURA (1949 A 1957) // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019007

V. 24 (2019) • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Odaleia Alves da Costa

Resumo:

Analisa-se o livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura, livro destinado para alunas das Escolas Normais brasileiras, especialmente as fluminenses (nascidas no Estado do Rio de Janeiro), pela Gráfica Editôra Aurora do Rio de Janeiro. Realizar-se-á a investigação levando em consideração a produção deste livro didático, buscando compreender a produção do autor, que publicou 13 diferentes títulos ou mais para a “Biblioteca Didática Brasileira”. Na obra Fundamentos de Educação, 342 páginas, 4 edições, analisar-se-á textos e paratextos. Quanto ao texto, analisar-se-á o índice, composto por 19 capítulos e 2 anexos. No que se refere aos paratextos, verificar-se-á elementos tais como: capa, relação de obras produzidas por Amaral Fontoura, para a coleção “Biblioteca Didática Brasileira”, dedicatória, parecer do Secretário de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, apresentação da coleção, e sua organização em quatro séries, além de uma nota prévia. Sendo assim, tem-se como fonte primária desta investigação, um exemplar da 4ª edição (1957) do livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura. Buscando melhor compreender este compêndio em questão, analisar-se-á o Decreto-Lei n. 8.530, de 2 de janeiro de 1946, Lei Orgânica do Ensino Normal. A leitura deste livro permite compreender, em parte, o currículo das Escolas Normais nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, uma vez que o mesmo foi produzido dentro de uma coleção que se chamava “Biblioteca Didática Brasileira”, apresentando 5 volumes da série I “Escola Viva”, especializados para o currículo das Escolas Normais: volume 1: Fundamentos de Educação; volume 2 – Sociologia Educacional; volume 3 – Metodologia do Ensino Primário; volume 4 – Psicologia Geral; volume 5 – Psicologia Educacional, disciplinas estas, elencadas no Decreto-Lei n. 8.530, de 2 de janeiro de 1946, Lei Orgânica do Ensino Normal, artigos 7º, 8º e 9º.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6335

Palavras-Chave: Livro didático,Escolas Normais,Fundamentos d

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co