UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA CÉTICA E CRIAÇÃO ENSAÍSTICA EM MICHEL DE MONTAIGNE
Vol. 4, N. 2 (2007) • DoisPontos
Autor: Katarina Maurer Wolter
Resumo:
Este artigo tem como objetivo tratar dos Ensaios de Michel de Montaigne a partir de uma perspectiva que leve em conta a íntima relação entre o pensamento filosófico e a sua expressão literária. Parte-se da suspeita de que há, na própria criação ensaística, um conteúdo filosófico cético, que é próprio deste autor. Neste sentido, o ensaio como gênero literário já não seria apenas o exercício livre do pensamento, mas constituiria a forma que exprime, da melhor maneira possível, os efeitos causados pela “crise pirrônica” e, em especial, a constatação filosófica do caráter relativo do conhecimento humano.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v4i2.8168
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/8168/8129
Palavras-Chave: Michel de Montaigne,Renascimento,Ceticismo,Pi
DoisPontos
A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.
Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.
A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.
ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index