AS FILOSOFIAS DA MATEMÁTICA DE WITTGENSTEIN: INTENSIONALISMO SISTÊMICO E A APLICAÇÃO DE UM NOVO MÉTODO (SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA FILOSOFIA DA MATEMÁTICA DE WITTGENSTEIN)

Vol. 6, N. 2 (2009) • DoisPontos

Autor: Mauro Engelmann

Resumo:

Este ensaio visa estabelecer o intensionalismo (infinitos são dados por regras, enão por extensões) e a idéia de múltiplos sistemas matemáticos completos (várias“matemáticas”) como as características centrais da filosofia da matemática de Wittgenstein.Tentaremos mostrar, em linhas gerais, como essas idéias surgem, como se relacionam, comoprogridem e, por fim, como são abandonadas em sua filosofia tardia. De acordo com o TractatusLogico-Philosophicus, infinitos só podem ser dados por regras e existe um únicosistema numérico (a essência do número consiste na idéia geral de ordenamento). O intensionalismoé mantido até pelos menos 1933, mas a idéia de sistema único é abandonada em1929-30 (já nas Philosophische Bemerkungen). Em seu lugar entra em cena a ideia de múltiplossistemas numéricos independentes e completos. Essa idéia determinará alguns desenvolvimentosna filosofia da matemática de Wittgenstein. A noção de “ver aspectos” do BigTypescript, por exemplo, surge para explicar a invenção de tais sistemas. A partir de 1934,contudo, Wittgenstein gradualmente abandona o intensionalismo e a idéia de múltiplossistemas completos e independentes. Em sua filosofia tardia, ambas idéias são usadasapenas como instrumentos para dissolver a prosa filosófica sobre a matemática.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v6i2.14929

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/14929/11399

Palavras-Chave: Wittgenstein,filosofia da matemática de Wittg

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index