THOMAS HOBBES E A CONTROVÉRSIA ACERCA DA INTERPRETAÇÃO DA LEI: UMA QUESTÃO JURÍDICA CONTEMPORÂNEA VISTA À LUZ DO COMMONWEALTH HOBBESIANO

Vol. 6, N. 3 (2009) • DoisPontos

Autor: Wladimir Barreto Lisboa

Resumo:

O objetivo desse artigo é mostrar de que modo um problema no domínio da teoriacontemporânea do direito suscita questões que podem encontrar esclarecimentos nafilosofia de Thomas Hobbes. Para tanto, será primeiramente analisada uma decisão daSuprema Corte norte-americana que retoma um debate constitucional aberto há já quasevinte anos e que versa sobre os direitos civis1. Nesse contexto, a noção de República emHobbes será apresentada enquanto fornecendo uma teoria sobre a interpretação jurídicaque permite apanhar o bom lado nesse debate.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v6i3.14673

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/14673/9853

Palavras-Chave: Thomas Hobbes,filosofia política,república,di

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index