A “SOCIOLOGIZAÇÃO” DA PSICANÁLISE EM DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO: SOBRE SOHN-RETHEL E O INQUIETANTE

Vol. 13, N. 3 (2016) • DoisPontos

Autor: Virginia Helena Ferreira da Costa

Resumo:

O objetivo do presente artigo é apresentar e debater alguns aspectos da chamada “sociologização” da psicanálise feita em Dialética do Esclarecimento. Nossa análise se inicia com a apresentação da gênese da racionalidade esclarecida segundo o ponto de vista freudiano da defesa contra a angústia. Também exploramos uma segunda descrição da origem da tecnicidade da racionalidade, a saber, a abstração real presente na troca de mercadorias teorizada por Sohn-Rethel. Na sequência, voltamo-nos para os conceitos de alienação do jovem Marx e de fetiche do primeiro livro de O Capital para, com isso, fazermos um paralelo de tais conceitos com o inquietante (Unheimliche) freudiano. Tratar da gênese pulsional e mercantil da racionalidade e mostrar o que há de alienante e inquietante nas relações sociais constituem, a nosso ver, pontos imprescindíveis para a compreensão de Dialética do Esclarecimento, bem como para um debate crítico sobre as possibilidades de uma racionalidade libertadora.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i3.46789

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/46789/30072

Palavras-Chave: antropologia, psicanálise,sociologia,mercador

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index