REVISANDO FOUCAULT: HOMO POLITICUS E HOMO OECONOMICUS / TERCEIRO CAPÍTULO DE UNDOING THE DEMOS: NEOLIBERALISM’S STEALTH REVOLUTION (NOVA IORQUE: ZONE BOOKS / MIT PRESS, 2015)
Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos
Autor: Wendy Brown
Resumo:
Tradução do terceiro capítulo de Undoing the Demos, livro no qual Wendy Brown procura compreender como a emergência do homo oeconomincus subjugou outras gurações e interpelações do humano. Brown primeiro apresenta uma leitura crítica da teorização do homo oeconomicus que Foucault formulou em suas aulas sobre o neoliberalismo no Collège de France. A autora censura o lósofo francês por não ter atentado su cientemente para o homo politicus, lócus da soberania popular que consegue resistir a hegemonia do homo oeconomicus. Em seguida, re ete sobre a morfologia e posicionamento variáveis do homo oeconomicus e do homo politicus nos trabalhos de Adam Smith, Locke, Rousseau, Hegel, Marx, Bentham e J. S. Mill. Por último, analisa o gênero do homo oeconomicus contemporâneo e discute a disseminação do homo oeconomicus por meio da ordem de uma razão normativa e de uma racionalidade governante construída sobre essa ordem.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.48108
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/48108/34036
Palavras-Chave: Foucault,neoliberalismo,democracia
DoisPontos
A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.
Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.
A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.
ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index