Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?

v.32 n.64 jan./abr. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Carmen Teresa Gabriel

Resumo:

Em diálogo com a abordagem discursiva pós-fundacional, o objetivo deste artigo é investigar como a articulação entre conhecimento escolar, escola pública e currículo comum vem sendo mobilizada nos debates em torno da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise permitiu apontar, a despeito do posicionamento em relação à necessidade ou à pertinência dessa proposta curricular específica, estabilidades na definição de conhecimento escolar em meio às lutas pela significação dos significantes comum e público que adjetivam respectivamente currículo e escola nos textos analisados. O artigo acena para outras possibilidades abertas para a definição desses termos e para a articulação entre os mesmos, deslocando assim, o foco da reflexão da defesa ou da crítica a esse documento para a importância de continuar operando com esses significantes tanto para a produção da leitura política do campo curricular quanto para a afirmação de um sentido de escola pública democrática.

Abstract:

In dialogue with the post-foundational discursive approach, the objective of this article is to investigate how the articulation between school knowledge, public school and common curriculum has been mobilized in the debates about the construction of the National Curricular Common Base (NCCB). In spite of the positioning in relation to the necessity or the pertinence of this specific curricular proposal, the analysis allowed to point stabilities in the definition of school knowledge amid the struggles for the signification of the common and public signifiers that respectively adjectivate curriculum and school in the texts analyzed. The article points to other possibilities opened to the definition of these terms and to the articulation between them, thus displacing the focus of the defense or criticism reflection to this document for the importance of continuing to operate with these signifiers both for the production of political reading of the curricular field as well as for the affirmation of a sense of a democratic public school.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437

Palavras-Chave: Conhecimento escolar. Escola pública democrática. Abordagem pós-fundacional. BNCC.

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