Conhecimento escolar de Geografia: explorando discursos em disputa na definição de fronteiras entre as disciplinas nos currículos

v.32 n.64 jan./abr. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Carolina Lima Vilela

Resumo:

Neste trabalho, o currículo é visto como produção discursiva no sentido defendido por Foucault (1996; 2010). Analisam-se textos de livros didáticos, compreendendo-os como uma das possibilidades de apreensão da materialidade do discurso do conhecimento escolar em Geografia, buscando identificar como se entrelaçam os enunciados que vem sendo considerados como válidos para significar este conhecimento. Especificamente, busca-se aqui explorar os ditos que estão em disputa na afirmação de certas disciplinas escolares. Foi possível perceber que a disciplina escolar Geografia se afirma em uma articulação discursiva complexa, definindo fronteiras tênues com outras disciplinas escolares como a História, a Biologia e as Ciências, assim como produzindo sentidos que se relacionam com os discursos científicos. Tais articulações se constroem em lógicas ambivalentes que mesclam inovações e tradições.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-07

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40438

Palavras-Chave: Currículo. Conhecimento escolar. Geografia. Discurso. Disciplina escolar.

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